INCOBRA promove evento para estimular cooperação internacional entre Brasil e UE em CT&I

C&T Internacional - Internacional

Brokerage Event reúne empresas e atores de inovação para explorar possíveis oportunidades de cooperação - Foto: Internet/ReproduçãoBrokerage Event reúne empresas e atores de inovação para explorar possíveis oportunidades de cooperação - Foto: Internet/Reprodução

O consórcio internacional INCOBRA [Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union] promoverá, de 31 de outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a edição brasileira do “Brokerage Event”. O objetivo é reunir empresas e atores de inovação do Brasil e da União Europeia (UE) para explorar possíveis oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

O evento será realizado durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Com o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação", a edição deste ano discutirá novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.

O Brokerage Event surge como etapa posterior de um conjunto de atividades do INCOBRA que tiveram como objetivo a identificação de tópicos emergentes para as atividades de cooperação em pesquisa e inovação (P&I) entre Brasil e UE, e a subsequente elaboração de cenários de cooperação nas áreas identificadas. O projeto desenvolveu cenários em cinco áreas: Economia Biológica Sustentável; Cidades Inteligentes; Manufatura Avançada e Nano Materiais; Energia Verde; e Segurança Alimentar.

A abordagem do evento consistirá no modelo normalmente aplicado nas atividades de networking e matchmaking empresarial, voltados à integração de empresas para estimulá-las à formalização de acordos de cooperação internacional. Além disso, o evento disponibilizará uma plataforma virtual dedicada à promoção das empresas e atores de inovação interessados no agendamento dos networkings presenciais.

Entre as atividades promovidas pelo INCOBRA durante a Conferência, estão: sessão plenária sobre o novo programa de trabalho do Horizonte 2020; apresentação de cenários de cooperação em áreas temáticas; o minicurso sobre o Horizonte 2020 e suas oportunidades de cooperação em CT&I com o Brasil.

O Brokerage Event realizado no Brasil será a edição nacional do evento realizado em julho, em Enghien-les-Bains, na França, durante o 26º Congresso da EBN (European Business and Innovation Centre Network), que apoiou pequenas e médias empresas (PMEs) dispostas a cooperar no setor transversal de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), tendo como foco: cidades inteligentes, saúde e bem estar, e herança. Já na versão brasileira, o evento focará nos setores transversais de manufatura avançada e nano materiais.

O INCOBRA irá apoiar com recursos financeiros empresas e atores inovadores do Brasil e União Europeia para participarem do “Brokerage Event”. No total, serão 20 vouchers concedidos: dez para brasileiros e dez para europeus. Para maiores informações, acesse aqui.

(Agência ABIPTI)