Japão e Brasil financiam projetos em várias áreas do conhecimento

C&T Sistemas Estaduais - BR

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Sociedade Japonesa de Promoção da Ciência (JSPS, na sigla em inglês) divulgaram edital para selecionar projetos conjuntos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. O objetivo é promover o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior do Brasil e do Japão e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro.

O coordenador do projeto deve ter vínculo empregatício permanente com a instituição de ensino superior, não podendo estar aposentado ou ter vínculo temporário. Deve também ter título de doutor, obtido há pelo menos quatro quatro anos, com reconhecida competência na área e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas atinentes ao projeto. O coordenador deverá ainda comprovar capacidade técnico-científica adequada para o desenvolvimento do projeto.

O edital selecionará até dois projetos conjuntos de pesquisa. Cada proposta deve ter um custo máximo de até R$ 355.718,00 durante sua vigência máxima de até 2 anos, considerando tanto os recursos pagos ao coordenador (recursos de manutenção do projeto e missões de trabalho) quanto os pagos diretamente aos bolsistas das missões de estudo (mensalidades e demais auxílios).

As propostas de projetos conjuntos devem ser apresentadas simultaneamente no Brasil e no Japão. As inscrições são gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.

A Capes será responsável pelo repasse de recursos, incluindo bolsas de estudos e pesquisa, auxílios e verba de custeio para a equipe brasileira do projeto. As atividades relativas aos projetos terão início a partir de abril de 2018.


Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

(Agência ABIPTI, com informações do MEC)