Plataforma online brasileira vence concurso mundial da Microsoft

C&T Inovação - BR

As inovações tecnológicas desenvolvidas pelos brasileiros já são reconhecidas internacionalmente. Exemplo disso é a plataforma online criada pela equipe de São Paulo (SP) eFitFashion, que venceu a edição 2015 da competição mundial Imagine Cup, organizada pela corporação Microsoft. Premiado com US$ 50 mil, o projeto, chamado de Clothes for Me ("roupas para mim"), facilita a venda de roupas sob medida e, em torno dessa inovação, conecta clientes, costureiras e empresas de vestuário em todo o mundo.


A proposta consiste em aperfeiçoar o software eletronic Pattern Making Generator (ePMG), desenvolvido pela equipe brasileira, que gera padrões de roupa automaticamente, baseado em medidas do usuário. O programa computacional simplifica o processo de criação de moldes, para torná-lo acessível a pessoas sem conhecimento técnico sobre modelagem. Isso permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças personalizadas.


A eFitFashion representou o Brasil na final mundial do concurso, no Campus da Microsoft em Redmond, Estados Unidos, após vencer a categoria Inovação da Imagine Cup Brasil. Nos Estados Unidos, superou nove projetos na modalidade e, com isso, credenciou-se para disputar o grande prêmio, em que venceu os outros dois finalistas, da Austrália e da Rússia.


Mas esse não foi o primeiro prêmio da equipe brasileira, que surgiu de um grupo de pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Com o projeto Automatização do Processo de Modelagem de Vestuário para Criação de Peças Personalizadas, o grupo foi premiado na 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades, em 2014.


Para mais informações sobre a plataforma Clothes for Me, acesse este link.

 

(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI, Microsoft e USP)