Jogo interativo auxilia na acessibilidade em sites governamentais

C&T Inovação - BR

Tornar a acessibilidade digital mais divertida e simples nos portais governamentais é o objetivo do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), jogo interativo criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O sistema é voltado para profissionais que atuam no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública.

O eMAG estabelece recomendações padronizadas e de fácil implementação sobre acessibilidade para os sítios e portais do governo brasileiro. Inclusive, a viabilidade para sua implementação já é estudada por profissionais da área no Governo do Distrito Federal (GDF).

Um deles é o servidor público da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização do GDF, Franklin Viana, que teve contato com o tema pela primeira vez ao participar de uma rodada do jogo. Em seu trabalho, Viana atende outros órgãos no gerenciamento de sistemas e portais. “O jogo é bem interessante porque consegui aprender bastante em pouco tempo”, afirmou.

Uma versão em tabuleiro do jogo interativo está disponível para download no Portal de Governo Eletrônico (gov.br). Os interessados podem baixar o arquivo com o tabuleiro, instruções, cartas e peões.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MPOG)