Ministro assume presidência do Conselho Deliberativo da ABDI

C&T Gestão - Gestão

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, assumiu nesta semana a presidência do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a instituição promove a execução da política industrial no País, aliada as políticas de ciência, tecnologia e inovação e de comércio exterior.

Campolina destacou a importância central da política industrial como irradiadora da modernização, do progresso técnico e da competitividade nos demais setores da economia. “Estamos envolvidos no contexto de uma economia cada vez mais integrada, em que eficiência produtiva é decisiva”, reforçou Campolina. “Um desafio enorme diante dessa situação mundial e nós, consequentemente, não podemos ficar fora dessa sistemática”, disse.

O conselho deliberativo é composto por oito representantes do governo federal e sete representantes de entidades privadas. Há sempre uma tradicional alternância na presidência do conselho, a cada dois anos, entre os representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Compete ao grupo aprovar a política de atuação institucional e deliberar sobre o planejamento estratégico da agência, planos de trabalho e relatórios de acompanhamento anuais. A aprovação do orçamento e das prestações anuais de contas também são atribuições desse colegiado.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI)