Inpa realizará projeto de turismo cientifico em Manaus durante a Copa 2014

C&T Inovação - BR

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (Ceti), vai realizar no Bosque da Ciência, no período de 9 a 30 de junho, o projeto Turismo Científico. A iniciativa é destinada a turistas que visitam Manaus (AM) durante a realização da Copa do Mundo de 2014, e demais interessados.

Uma demonstração ocorreu na última sexta-feira (6), com roteiro que incluiu visita ao viveiro das ariranhas, ao aquário do peixe-boi-da-amazônia; à Casa da Ciência; à Ilha da Tanimbuca (uma área composta de um pequeno riacho onde se encontram peixes, quelônios e vegetação nativa, como a árvore Tanimbuca com mais de 600 anos); caminhada por trilha suspensa; e exposição indígena no Paiol da Cultura.

Segundo o diretor da Amazônia Socioambiental, Diego Brandão, nesta primeira experiência do projeto, feita com alguns convidados, o objetivo foi testar e observar as percepções de cada visitante sobre o roteiro a ser percorrido, para que se façam os ajustes a fim de que entre em funcionamento oficial nesta segunda-feira (9). A expectativa é que o Turismo Científico atraia inicialmente 1.320 pessoas.

No projeto, o visitante também conhecerá o Lago Amazônico e o lago dos quelônios da Amazônia; o viveiro dos jacarés, onde podem ser observadas três espécies desses répteis; e o tanque do peixe elétrico poraquê.

O Turismo Científico é uma ação da empresa Amazônia Socioambiental, incubada ao Inpa, em parceria com o instituto, e tem por objetivo oferecer aos turistas que virão a Manaus, para os jogos da Copa do Mundo, uma nova opção de turismo de conhecimento da biodiversidade amazônica.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI e Inpa)