Seção Entrevista

Inovação e meio ambiente devem ser destaques para melhorar produção, afirma presidente do Itep (nov/2014)

Em setembro deste ano o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) completou 72 anos. Ao longo desse tempo, se tornou um centro de referência regional em trazer soluções tecnológicas para o setor produtivo. Entre seus objetivos, por exemplo, está a geração de tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços e bens produzidos no Nordeste. Em entrevista ao Informe ABIPTI, o diretor-presidente da Itep, Frederico Cavalcante Montenegro, explica as ações e desafios para implementar a inovação no mercado produtor regional. - Leia +

 

Presidente da Anprotec acredita que parques tecnológicos devem andar com as próprias pernas para superar gargalos (out/2014)

Durante a primeira semana de setembro, o empreendedorismo inovador foi amplamente debatido durante o 24 Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Anprotec. Um dos desafios do Brasil é transformar as novas iniciativas em empreendimentos que se sutentem por si próprios, sem a necessidade de sempre recorrer ao financiamento público, de acordo com a presidente da entidade, Francilene Garcia. Nesta entrevista, a dirigente fala também sobre parcerias internacionais e os gargalos enfrentados pelo setor de CT&I no Brasil. - Leia +

 

Tecnologia fotovoltaica integrada em edificações começa a ser projetada em Campinas (set/2014)

Em entrevista, o coordenador do Laboratório de Energia Fotovoltaica do CTI, Homero Schneider, explica sobre os trabalhos que estão sendo feitos para o desenvolvimento de módulos fotovoltaicos customizados (estruturas com células que transformam a energia solar em elétrica), seus benefícios e as novidades que a iniciativa pode trazer para a eficiência energética.

Leia +

 

LACTEC desenvolve nova tecnologia de espaçadores de fios para distribuição de energia elétrica (ago/2014)

Nesta entrevista ao Informe ABIPTI, o coordenador do projeto e pesquisador do Lactec Edemir Luiz Kowalski explica o funcionamento dos espaçadores e como foi possível desenvolver esta nova tecnologia dentro do Brasil.
Pensando nesta problemática, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento Lactec criou um novo tipo de espaçador de fios de alta tensão que fazem a transmissão da energia elétrica entre as usinas geradoras e as subestações de retransmissão para o consumidor final. A nova tecnologia, desenvolvida em parceria com a empresa Feergs, permite a diminuição da perda de energia e redução de custos.
A produção, o fornecimento e a distribuição de energia elétrica tem sido um tema debatido intensamente nos últimos tempos. Diante de uma necessidade cada vez maior de garantia energética para manter o setor produtivo ativo, as concessionárias se veem em uma posição difícil de garantir o fornecimento e tentam reduzir as perdas de energia ao longo da transmissão.

Leia +

 

“As plataformas do conhecimento vieram para resolver os problemas brasileiros”, afirma ministro Clelio Campolina (jul/2014)

Lançado no último dia 25 de junho, o Programa Nacional Plataformas do Conhecimento veio com a missão de alavancar o impacto da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil nos próximos dez anos. O objetivo é criar uma articulação entre instituições de ciência e tecnologia (C&T) - que podem ser institutos de pesquisa ou universidades - com as empresas ou sistemas empresariais, para facilitar o desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em diferentes áreas tecnológicas.

Em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, explica como o programa irá funcionar, qual a função das entidades de CT&I e empresas dentro do projeto, e o que será preciso para ampliar o setor no País. “Resumindo, vamos juntar a ciência com a empresa, e a plataforma precisará fazer essa ligação entre os dois”, apontou o ministro.

Leia +

 

Gestão participativa será reforçada pelo novo presidente da ABIPTI (jul/2014)

Claudio Violato foi eleito em junho para presidir a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). Diante do novo desafio, Violato apresentou seus projetos à frente da instituição, e explicou qual deve ser o papel da ABIPTI no cenário da CT&I, que vem se mostrando propício para continuar avançando nos próximos anos. Confira os detalhes nesta entrevista exclusiva.

Leia +


Brasil tem grande oportunidade de dar um salto tecnológico no setor de alimentos, afirma diretor-geral do ITAL

Em entrevista, o diretor-geral do ITAL, Luis Madi, detalha as razões para que o País não seja tão competitivo na área, faz um balanço da trajetória do ITAL neste meio século de existência e enumera os principais desafios que a instituição tem pela frente. - (06/06/2014)

Leia Mais>>

 


“Em dez anos, seremos o segmento mais brilhante da economia nacional”, projeta presidente-executivo da Abiquim

Em entrevista, o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, fala sobre os 50 anos de fundação da entidade traça os planos do setor petroquímico para se transformar em uma das válvulas motrizes da economia brasileira na próxima década. - (02/05/2014)

Leia Mais>>

 


"A ABIPTI é parte fundamental neste processo", afirma presidente sobre papel da entidade no futuro das atividades de CT&I

Nesta entrevista a presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) faz um balanço da gestão em 2013, fala dos projetos da instituição e a expectativa para o Congresso ABIPTI 2014, que acontece em maio deste ano, em Brasília (DF). - (14/03/2014)

Leia Mais>>


Presidente da Fapemig destaca papel da instituição na criação do ambiente de inovação de Minas Gerais

Em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I, o presidente da Fapemig, professor Mario Neto Borges, além de falar sobre as principais metas para este ano, faz um avaliação sobre o ambiente de pesquisa e desenvolvimento em Minas Gerais e revela quais serão os principais tópicos do planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos. - (27/01/2014)

Leia Mais>>


Andifes exalta avanços na legislação de CT&I

O Congresso Nacional debateu bastante em 2013 novas regulamentações para a ciência, a tecnologia e a inovação. Na avaliação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o avanço nas discussões foi a principal conquista do setor em 2013. Neste bate-papo com a Agência Gestão CT&I, o secretário-executivo da entidade, Gustavo Balduino, avalia os avanços de 2013 e as projeções para o próximo ano. - (19/12/2013)

Leia Mais>>


SNCT comemora 10 anos com saldo positivo para pasta de CT&I

Nos dias que antecedem a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – evento que ocorre simultaneamente em todas as regiões do País entre os dias 21 e 27 de outubro, e em Brasília (DF), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade - a reportagem da Agência Gestão CT&I entrevistou o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antonio Elias, sobre a expectativa da feira e o futuro da agenda de CT&I no País com a perda de recursos do fundo social do CT-Petro. - (18/10/2013)

Leia Mais>>


Maria Luisa Campos Leal, diretora da ABDI

Há cerca de um ano, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) iniciou um esforço para identificar tecnologias em desenvolvimento que podem dar mais competitividade à indústria brasileira num horizonte de 15 a 20 anos. Seis setores estão sendo pesquisados. Desses, um já está com o estudo finalizado, quatro em conclusão e outro, na fase inicial.A diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Leal, em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I detalhou como funciona o projeto e explicou quais as metas a serem atingidas. De acordo com ela, as informações poderão ser usadas para atrair investidores e fomentar políticas públicas. - (30/08/2013)

Leia Mais>>


Relator da PL sobre código de CT&I confirma aprimoramento de leis vigentes do setor

Em entrevista à Agência Gestão CT&I, durante o seminário sobre o PL, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), Sibá Machado explicou os motivos que levaram à desistência pela elaboração de um Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, os detalhes de como será a metodologia para elaboração das sugestões de melhorias e como os temas serão tratados no Congresso Nacional. - (14/06/2013)

Leia Mais>>


Rubén Sinisterra, presidente do Fortec

Em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I de Notícias, o presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Rubén Sinisterra, faz um diagnóstico sobre o setor e afirma: sem políticas públicas efetivas, os NITs vão fechar as portas. - (30/04/2013)

Leia Mais>>


Júlio César Moreira, diretor de Patentes do INPI

Todos os anos o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) examina cerca de 15 mil depósitos de patentes. O número por si só é excelente, mas quando essa estatística é analisada detalhadamente o dado é enfraquecido. A maioria dessas solicitações ficaram na fila, em média, dez anos. Em países desenvolvidos, o tempo médio de espera é de quatro anos. - (28/02/2013)

Leia Mais>>


Maurício Antônio Lopes, presidente da Embrapa

Nomeado em outubro como presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, que anteriormente ocupava a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da estatal, defende que, para o Brasil avançar, é preciso priorizar a inteligência competitiva. - (20/12/2012)

Leia Mais>>


Renato Dagnino, professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp

As empresas, no Brasil, absorveram menos de 1% de mestres e doutores formados em ciência dura entre 2006 e 2008. Dos cerca de 90 mil, somente 68 foram contratados. Estes números foram destacados na palestra do professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Dagnino, realizada no CNPq, dia 26 de outubro, em Brasília (DF). Em entrevista exclusiva para a Agência Gestão CT&I de Notícias, Dagnino aponta a falta de discussão como um dos principais problemas para reorientar a política do setor.

Leia Mais>>


Marcos Campos, diretor executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia AparecidaTEC

O Estado de Goiás recebeu um reforço para alavancar a inovação com a criação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) AparecidaTEC, no município de Aparecida de Goiânia. O instituto tem o formato jurídico misto – público e privado – com o atendimento a empresas e governo.

Leia Mais>>


Novo vice-presidente da ABIPTI pelo Norte aponta desafios para a região

Para o novo vice-presidente pela região Norte, Luiz Augusto Azevedo, há muito o que fazer para diminuir as distâncias regionais, tais como a ampliação do número de mestres e doutores e a aproximação das empresas com as instituições de pesquisa. Acompanhe a entrevista.

Leia Mais>>


Sergio Rezende é o novo entrevistado da Seção Impressão

A Agência Gestão CT&I de Notícias tem como primeiro entrevistado para a Seção Impressão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Numa conversa por telefone, ele avalia o cenário atual da CT&I brasileira, aponta como o governo pode estimular a inovação no setor privado e destaca a importância dos institutos de pesquisa.

Leia mais>>


O presidente do Grupo Inovação, Paulo Renato Cabral, é o novo entrevistado da Seção Impressão

Ao completar uma década de atuação, o Grupo Instituto Inovação apresenta resultados que impactaram a realidade de empresas, universidades e governos. Em entrevista ao Gestão C&T online, o presidente Paulo Renato Cabral conta um pouco da história dessa iniciativa que surgiu com a proposta de reduzir a distância entre a academia e o mercado.

Leia mais>>


O especialista em inovação Maximiliano Carlomagno é o novo entrevistado da Seção Impressão

Transformar ideias novas em resultado. Este é o real conceito de inovação para o especialista no tema, Maximiliano Carlomagno, um dos palestrantes do Congresso ABIPTI 2012, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, em Brasília (DF). Durante o encontro, que está com as inscrições abertas e 20% de desconto até o dia 30 de abril, Carlomagno acenderá o debate sobre “Os desafios para a inovação no Brasil”.

Leia mais>>


Diretor-geral da ABTLuS, Carlos Aragão, é o novo entrevistado da Seção Impressão

Eleito em agosto para o cargo de diretor-geral da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrontron (ABTLuS), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho conta os desafios e o dia a dia à frente da primeira Organização Social (OS) do país. Sediada no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), a ABTLuS é responsável pela gestão de quatro laboratórios nacionais: o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Leia mais>>


Presidente do CGEE, Lúcia Carvalho Pinto de Melo, é a nova entrevistada da Seção Impressão

A presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Lúcia Carvalho Pinto de Melo, faz um balanço de dez anos da atuação da instituição. Ela está à frente do órgão há mais de cinco anos e participou do processo de sua criação, o que lhe confere um lugar confortável para fazer esta análise.

Leia mais>>


Mário Neto Borges permanece na presidência do Confap

O engenheiro Mário Neto Borges foi reeleito nesta quinta-feira (24) para o terceiro mandato à frente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A eleição aconteceu durante a primeira reunião do grupo deste ano, realizada na capital do Espírito Santo, que contou com a participação de 22 representantes das FAPs de todo o país.

Leia mais>>


Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, é o novo entrevistado da Seção Impressão

Mesmo num ano de ajuste fiscal, o CNPq manterá todos os projetos vigentes e poderá, ainda, lançar novas ações. É o que garante o presidente da instituição, Glaucius Oliva. Em entrevista exclusiva para o Gestão C&T online, ele fala como o conselho atuará para atender a determinação do governo federal de ‘fazer mais com menos’ e destaca quais projetos serão priorizados em sua gestão.

Leia mais>>


Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT é o novo entrevistado da Seção Impressão

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota, detalha em entrevista exclusiva para o Gestão C&T online, as principais atribuições do Comitê de Articulação para a Promoção de Centros de Pesquisa e Projetos Estratégicos de Inovação, criado no início deste mês por meio da portaria interministerial nº 930, de 5 de novembro.

Leia mais>>


Diretor do CGEE é o novo entrevistado da Seção Impressão

O diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Carlos Filgueira Galvão, aponta, em entrevista ao Gestão C&T online, as expectativas em relação ao Plano de Gestão Estratégica da ABIPTI. A iniciativa, que teve início em 2009, está sendo coordenada pelo CGEE e deverá nortear a atuação da Associação nos próximos ano.  

Leia mais>>


Odenildo Sena, novo secretário de C&T do Amazonas, é o entrevistado da Seção Impressão

O professor e filólogo Odenildo Teixeira Sena assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Sect) no dia 6 de julho. Ele acumula o cargo de diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desde julho de 2005, e promete continuar contribuindo para a consolidação do sistema estadual e nacional de Ciência e Tecnologia (C&T).  

Leia mais>>


Presidente da Comissão de C&T da Câmara elege prioridades para o ano

Em entrevista ao Gestão C&T online, o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Eunício Oliveira (PMDB-CE) elege como prioridade para este ano a democratização da banda larga no país. Ele assumiu o cargo nesta quarta-feira (3), em substituição ao deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO). 

Leia mais>>


Secretário-geral da 4ª CNCTI, Luiz Davidovich, é o novo entrevistado da Seção Impressão

O secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (4ª CNCTI), Luiz Davidovich, apresenta, em entrevista ao Gestão C&T online, os principais desafios na condução do evento e medidas que considera importantes para um próximo plano de ação na área de CT&I.

Leia mais>>


Presidente do Consecti é o novo entrevistado da Seção Impressão

O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), René Barreira, apresenta, em entrevista ao Gestão C&T online, um balanço da sua gestão iniciada em abril de 2009. Ele destaca iniciativas como a instalação da Rede Bionorte de Biotecnologia e a articulação com diversos ministérios, como os da Saúde, Educação, e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para a elaboração de projetos conjuntos com os sistemas estaduais de CT&I.

Leia mais>>


Secretário de C&T de Sergipe é o novo entrevistado da Seção Impressão

Em entrevista ao Gestão C&T online, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo de Sergipe, Jorge Santana de Oliveira, explica como a Lei Estadual de Inovação, sancionada em 2 de dezembro de 2009, em Sergipe, poderá incrementar projetos de inovação no Estado, elevando a competitividade da economia sergipana.

Leia mais>>


Secretário de C&T do Espírito Santo é o novo entrevistado da Seção Impressão

O secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Paulo Foletto, avalia, em entrevista ao Gestão C&T online, como positivos os resultados do Programa Nossa Bolsa. A iniciativa, que concede bolsas de graduação em instituições particulares de ensino do Espírito Santo, contempla alunos de 73 dos 76 municípios capixabas.

Leia mais>>


Secretário de C&T do Maranhão é o novo entrevistado da Seção Impressão

Em entrevista ao Gestão C&T online, o novo secretário de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, Waldir Maranhão, destaca a importância de definir uma política estadual de CT&I que resulte em uma ação que possa dar sustentação para a transformação do Estado.

Leia mais>>


Seção Impressão traz entrevista com o novo vice-presidente da ABIPTI pela região Nordeste

O novo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Michel François Fossy, acaba de assumir um novo desafio. Recentemente, ele aceitou o convite para atuar como vice-presidente da ABIPTI pelo Nordeste. Fossy assume a vaga de Maria José Lima da Silva no cargo, que até então representava a região no conselho diretor da associação.

Leia mais>>


Novo presidente da CCTCI da Câmara dos Deputados é o entrevistado da Seção Impressão

Em entrevista ao Gestão C&T online, o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Eduardo Gomes (PSDB-TO), destaca que a recomposição do orçamento do MCT, que recentemente sofreu um corte de R$ 274 milhões, será uma das prioridades do colegiado neste ano.

Leia mais>>


Alckmin diz que IPT é essencial para o desenvolvimento de SP e considera o Consecti um fórum privilegiado

O secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o novo entrevistado da Seção Impressão. Durante a conversa, ele destaca a importância do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado (IPT) para o desenvolvimento industrial da unidade da Federação. “Por isso, introduzimos a gestão corporativa, para dar maior dinamismo à instituição e aproximá-la mais aos setores de produção”.

Leia mais>>


Diretor fala da atuação do INT ao longo de seus 87 anos e ressalta a necessidade de o MCT fortalecer instituições de cunho tecnológico

Em entrevista exclusiva ao Gestão C&T online, Domingos Manfredi Naveiro, diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), entidade associada à ABIPTI, disse que o instituto vem participando do desenvolvimento tecnológico do Brasil ao longo desses 87 anos de forma diferenciada, acompanhando os ciclos de desenvolvimento experimentados pelo país.

Leia mais>>


Secretário de C&T do TO é o primeiro entrevistado da Seção Impressão neste ano

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Osmar Nina Garcia Neto, inaugura a Seção Impressão neste ano. Na entrevista, ele faz um balanço sobre as ações desenvolvidas durante a sua gestão como diretor regional Norte do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e fala sobre a situação dos Estados da região que não contam com secretarias da área, nem com fundações de amparo à pesquisa (FAPs).

Leia mais>>


Presidente da Fapemig diz que a instituição é a Capes, o CNPq e a Finep de MG

Mário Neto Borges, que assumiu o cargo no último dia 16, é o primeiro dirigente de FAP a ser entrevistado pela Seção Impressão. Ele já atuava na fundação como diretor-científico desde 2004 e falou sobre a reformulação da fundação.

Leia mais>>


Izalci Lucas fala do Centro de Genômica do DF e das ações para 2009

A Seção Impressão desta semana traz entrevista ping-pong com o secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Izalci Lucas, que também é vice-presidente do Consecti. Ele é o primeiro secretário de Estado entrevistado por esta seção.

Leia mais>>


João Lerch da Rede Metrológica do RS é o oitavo entrevistado da Seção Impressão

O secretário executivo disse, durante a entrevista, que redes metrológicas estaduais similares estão sendo organizadas em outras unidades da Federação e, sempre que solicitam, têm recebido o apoio da Rede Metrológica RS.

Leia mais>>


Novo diretor do IAC diz que há um esforço do governo no sentido de manter jovens talentos na pesquisa paulista

O novo diretor do Instituto Agronômico (IAC), Marco Antônio Teixeira Zullo, em entrevista exclusiva ao Gestão C&T online, diz que o instituto com 121 anos “é uma instituição jovem pelo espírito inventivo de seus pesquisadores”.

Leia mais>>


Diretor do Mast fala da necessidade de os museus conseguirem sair de seus muros

Na sexta entrevista da Seção Impressão, Alfredo Tolmasquim, diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), fala da importância de divulgar a ciência e tecnologia e ressalta o papel importante da Semana Nacional de C&T como evento mobilizador.

Leia mais>>


Fernando Abath é o quinto entrevistado da Seção Impressão

Nomeado diretor da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no dia 21 de maio deste ano,  o pedagogo Fernando Abath fala, em entrevista exclusiva ao Gestão C&T online, sobre a honra em ser o primeiro diretor do espaço.

Leia mais>>


Presidente da Comicro é o quarto entrevistado da Seção Impressão

A quarta entrevista da Seção Impressão é com o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), José Tarcísio da Silva. Na entrevista ele apresenta a Comicro, até pouco tempo conhecida como Conempec.

Leia mais>>


Seção Impressão entrevista o presidente da Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional

Nesta edição, a Seção Impressão entrevista o presidente da Frente Parlamentar da Pesquisa e Inovação do Congresso Nacional, o deputado Paulo Piau (PMDB-MG). Durante a conversa, ele fala sobre o trabalho do grupo, que surgiu em 2007 com a proposta inicial de atuar em prol da pesquisa agropecuária. No entanto, a atuação da frente foi recentemente ampliada.

Leia mais>>


Coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB é o novo entrevistado da Seção Impressão

A segunda entrevista exclusiva publicada pela Impressão, nova seção do Gestão C&T online, é com o coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília (UnB), o professor Volnei Garrafa. Durante a conversa, ele fala sobre temas como o projeto de lei nº 6.032/2005, de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho Nacional de Bioética e está em tramitação no Congresso Nacional. Veja, a seguir, a entrevista na íntegra.

Leia mais>>


Presidente da CCT do Senado, Wellington Salgado (PMDB-MG), estréia nova seção do Gestão C&T online

O Gestão C&T online inaugura, hoje (21), a seção Impressão. Por meio dela, os leitores terãoacesso a entrevistas exclusivas com diversas personalidades ligadas às áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação.

Leia mais>>