Setor de telecomunicações é um dos pilares do desenvolvimento do país, afirma Kassab

Últimas Notícias - Notícias

Durante a solenidade de comemoração dos 20 anos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, afirmou que as telecomunicações têm sido um dos principais pilares de desenvolvimento do Brasil.  “Ao longo desses 20 anos, todos os brasileiros puderam consolidar sua convicção de que o projeto das telecomunicações, apoiado firmemente na ação da Anatel, é bem sucedido e merece aplauso", disse Kassab.

Foto: Ascom/MCTICFoto: Ascom/MCTIC

Para ele, é inquestionável a extraordinária competência com que foi feito o processo de privatização das telecomunicações. “Nesses 20 anos, pudemos testemunhar a seriedade do trabalho da Anatel, dos seus conselheiros, dos seus funcionários. Isso faz com que todos acreditem em quem dirige as políticas públicas e no futuro das telecomunicações no Brasil.”

Além dele, durante a solenidade, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, destacou que o aniversário da agência marca também o sucesso de um modelo que trouxe benefícios para o cidadão e desenvolvimento para o país. Ele lembrou que a reforma do setor, com a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), em 1997, resultou na desestatização e na criação da Anatel. “Esse modelo baseado na liberdade da iniciativa de agentes privados e na saudável competição entre eles se mostrou eficaz e eficiente para a expansão dos serviços de telefonia e de infraestrutura.”

Servidores, conselheiros e representantes do setor de telecomunicações participaram da solenidade em comemoração aos 20 anos da Anatel, a segunda agência reguladora ser criada no país e a primeira a ser instalada, em 5 de novembro de 1997. Foi concebida para viabilizar o atual modelo das telecomunicações brasileiras e para exercer as atribuições de outorgar, regulamentar e de fiscalizar o setor.  É vinculada ao MCTIC, com independência administrativa e autonomia financeira.

Agência ABIPTI com informações do MCTIC