Câmara debaterá investimentos na cultura brasileira

C&T Política - BR

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na quarta-feira (18) para discutir os investimentos do governo federal na cultura brasileira. O debate foi proposto pelo deputado Lincoln Portela (PRB-MG), afirmando que a cultura não ocupou, até hoje, nenhuma centralidade na administração pública brasileira.

“A cultura é um componente essencial do desenvolvimento de qualquer Nação. Junto com os fatores econômico e social, ela forma o tripé sobre o qual se apoia a cidadania de um povo. Entretanto, pelo menos nos últimos dois anos, diversas são as cidades nos mais variados estados, que têm se deparado com dificuldades, principalmente financeiras, que têm inviabilizado a continuidade de programas culturais”, disse.

O parlamentar cita como exemplos o caso do corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que está com os salários atrasados, e do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília, que está fechado para reforma desde janeiro de 2014, entre outros.

Foram convidados para a audiência o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura, Oswaldo Augusto de Barros; o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Coutinho; o presidente do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, João Bani; e o presidente da Orquestra Filarmônica de Brasília, Doner Cavalcanti.

Participação popular

O debate ocorrerá às 13h30, no plenário 3. A audiência será interativa e os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia.

Agência ABIPTI com informações da Agência Câmara