Secretário ressalta a importância do potencial tecnológico da FAB em ações do governo

Últimas Notícias - Notícias

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, visitou na última terça-feira (10) a Base Aérea de Anápolis, onde conheceu as potencialidades do maior complexo operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) na região.

Secretário Alvaro Prata visita complexo operacional da FAB em Anápolis. Fonte: SetecSecretário Alvaro Prata visita complexo operacional da FAB em Anápolis. Fonte: Setec

Foram apresentadas as aeronaves F-5M, que possui capacidade de combate como caça supersônico; e R-99, que possui tripulação múltipla, dedicada à operação dos diversos sistemas eletroeletrônicos a bordo.

Os comandantes da FAB ressaltaram a importância dos sensores e sistemas de alto valor tecnológico para as ações de monitoramento, vigilância e levantamento de dados.


"As potencialidades demonstradas são de grande valor para o trabalho de coordenação que o MCTIC desenvolve nas tecnologias relacionadas às áreas visitadas”, destacou o secretário.


Ele visitou o 1º Grupo de Defesa Aérea, que opera aeronaves de caça F-5M e, em breve, operará os Gripen NG; o 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação, que opera as aeronaves de reconhecimento E-99 e R-99; e o 3º Grupo de Defesa Antiaérea, operador de sistemas de defesa terra-ar.


Além disso, Prata conheceu os Laboratórios de Eletrônica e de Processamento de Imagens da Unidade, que realiza manutenção dos equipamentos embarcados e o processamento dos dados coletados pelos sensores. A comitiva foi recebida pelo comandante, coronel-aviador Francisco Bento Antunes Neto.


Agência ABIPTI com informações do MCTIC