Metodologia do curso para elaboração e gestão de projetos da ABIPTI é enaltecida por alunos

Últimas Notícias - Notícias

“O diferencial deste curso é que ele é completo, apresenta todo o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia para o aluno”, explica o chefe da assessoria de planejamento do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Marcus Sândalo Batista de Souza, que integrou a turma da última edição realizada do Curso de Elaboração e Gestão de Projetos, da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).

“O curso vem para atender uma demanda do instituto que é justamente conhecer as possibilidades de investimento e parcerias. Além disso, o professor que ministra o curso é um profissional com uma expertise fantástica, inclusive muito prática. Ele tem um conhecimento tácito, o “pulo do gato”, que é uma informação diferenciada, de bastidor, que faz diferença nesse processo de busca de editais”, diz Souza.

Do dia 03 a 06 de outubro, o curso reuniu profissionais de Sergipe e Brasília. As aulas são ministradas por Felix Andrade, economista, especialista em inovação tecnológica.

O coordenador de Projeto da rede nacional de ensino e pesquisa (RNP), Wanderson Paim de Jesus, que também participou do curso, afirmou que todo conhecimento adquirido poderá ser aplicado no dia a dia do seu trabalho.

“Consegui enxergar nos exemplos dados na sala de aula os pontos que precisamos melhorar e aperfeiçoar. Comparar o que nós fazemos hoje com o que aprendemos aqui é essencial. Esse curso é importante não só para coordenadores de equipe, pois aqui temos uma visão geral de como funciona o Sistema Nacional de Inovação”, explica Wanderson. “Sobre escrever um projeto, vários cursos ensinam, mas conhecer o Sistema e qual o seu papel dentro dele é totalmente diferente e enriquecedor”, acrescentou.

Além disso, Jesus também destacou a atuação do professor no curso e a importância de sua experiência que, segundo ele, “vai muito além do conteúdo que está na apostila”.

Na mesma linha, Souza disse que os três profissionais do IPTS participaram desta edição do curso observaram desde o início como ele trará benefícios para o dia a dia da instituição. “No final das aulas, como última etapa, elaboramos um projeto factível e com premissas verdadeiras que vai atender uma demanda do instituto. Ou seja, quando chegarmos no ITPS, faremos apenas alguns ajustes finos para que possamos implementá-lo”, afirmou.

Próximas edições

O curso conta com turmas mensais que acontecem na sede da ABIPTI, em Brasília (DF). A próxima edição será de 20 a 22 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas NESTE LINK. Caso o interessado queira fazer a inscrição em outra data, o mesmo link disponibiliza a programação completa para os demais meses do ano.

A entidade oferece descontos especiais para empresas. A cada dez participantes, a empresa terá direito a uma cortesia.

Além disso, o curso também é oferecido em formato In Company, que permite que a empresa interessada leve as aulas para qualquer lugar do Brasil e customize a capacitação de acordo com as necessidades da sua equipe.

Ao final, os alunos receberam apostila e mídia eletrônica com todos os conteúdos, incluindo literatura, documentos e manuais de referência e vídeos ilustrativos. Além disso, foram emitidos certificados aos participantes.