Chamada promove pesquisa conjunta entre instituições brasileiras e estrangeiras

C&T Sistemas Estaduais - BR

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou a terceira chamada em 2017 do programa São Paulo Researchers in International Collaboration (Sprint). O edital busca promover o engajamento de pesquisadores vinculados a instituições no estado de São Paulo com pesquisadores parceiros no exterior. A iniciativa também visa à elaboração de projetos conjuntos de pesquisa, de médio e longo prazo. As propostas serão recebidas até 30 de outubro deste ano.

Podem submeter propostas à chamada pesquisadores responsáveis por auxílios Fapesp vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite).

Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, Cepids e Pites vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas. A chamada poderá receber ainda propostas de pesquisadores cujos parceiros sejam vinculados a instituições com as quais a Fapesp não tem acordo vigente ou com acordo vigente, mas que não estejam participando desta edição do Sprint.

Será considerado como base o valor de contrapartida equivalente a até US$ 10 mil por ano, para projetos de até dois anos de duração. Nesta modalidade, a Fapesp aprovará apenas as propostas para as quais a contrapartida demonstrada seja aplicável de maneira compatível com os objetivos do programa Sprint. A Fapesp espera apoiar até cinco propostas nestas condições.

A nova chamada estabelece as condições para a submissão de propostas de mobilidade entre pesquisadores do estado de São Paulo e de nove instituições de ensino e pesquisa em cinco outros países, com as quais a Fapesp mantém acordo de cooperação: Durham University, Reino Unido; Leiden University, Holanda; Fonds de la Recherche Scientifique (FNRS), Bélgica; Purdue University, Estados Unidos; Texas A&M University, Estados Unidos; University of California San Diego, Estados Unidos; University of Münster, Alemanha; University of Nebraska - Lincoln, Estados Unidos; University of Victoria, Canadá.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

(Agência ABIPTI, com informações da Agência Fapesp)