Finep e BNB financiarão projetos de inovação no Nordeste

C&T Gestão - Gestão

 

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) firmou uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para financiar projetos de até R$ 10 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) inovadoras da região. A cooperação pretende ampliar a competitividade de empresas do Nordeste, local e nacionalmente. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (4), na sede do BNB, em Fortaleza (CE).


De acordo com o presidente da Finep, Marcos Cintra, a parceria será fundamental para acentuar, fortalecer e amplificar a inovação na região. "A Finep é uma agência de fomento que desde sua inauguração tem uma presença pequena no Nordeste. Nosso objetivo é descentralizar e atingir uma maior capilaridade das nossas atividades em todo o Brasil, porque potencial econômico não escolhe a região e a inteligência é um dos dons mais democráticos do Brasil, sendo igualmente distribuída", afirmou.


O BNB será o 20º agente financeiro do país apto a repassar recursos da Finep por meio de seu programa de descentralização de crédito, o Inovacred. Com a nova parceria, o programa passa a atender as 27 unidades da federação. Lançado no fim de 2012, o Inovacred oferece financiamento a iniciativas inovadoras de empresas com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões.


Para o presidente em exercício do BNB, Romildo Rolim, a parceria vai impulsionar o mercado local. "A assinatura deste acordo vai aumentar nossos recursos para projetos inovadores. Nosso papel é financiar as ideias destas empresas para serem mais competitivas e ampliarem seu mercado", disse.


"A consolidação da Finep em todo o Brasil e o enraizamento no Nordeste geram a oportunidade de levar nosso apoio a recursos para mais brasileiros, em especial a esta região que tanto precisa de investimento. Recentemente foi aberto um escritório da Finep no Nordeste e agora ampliamos este leque", explicou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.


Em julho, a Finep inaugurou escritório em Fortaleza para impulsionar investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) nos nove estados da região. Os recursos do Inovacred serão disponibilizados para a criação de novos produtos, processos, serviços, marketing ou inovação organizacional, ou para o aperfeiçoamento dos já existentes. O custo final das operações para os interessados varia de TJLP a TJLP+3% a.a., dependendo do porte da empresa.


(Agência ABIPTI, com informações da Finep)