Fapesp e CDTI anunciam financiamento para pesquisa inovativa

Especial - NOvas

 

Objetivo é promover projetos de pesquisa inovadora bilaterais entre o estado de São Paulo e a Espanha - Foto: Divulgação/internetObjetivo é promover projetos de pesquisa inovadora bilaterais entre o estado de São Paulo e a Espanha - Foto: Divulgação/internetA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (CDTI) anunciam a primeira chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. O objetivo é promover e facilitar a realização de projetos de pesquisa inovadora bilaterais entre o estado de São Paulo e a Espanha.

A chamada está aberta a projetos de qualquer setor e terá uma fase no Brasil e duas na Espanha. A chamada tem validade para os anos de 2017 e 2018, com as respectivas datas-limite: 30 de outubro de 2017 e 31 de maio de 2018.

Os projetos de pesquisa cooperativos selecionados deverão visar ao desenvolvimento de produtos e/ou processos que levem à comercialização no mercado global ou no Brasil. Os projetos selecionados serão elegíveis para receber financiamento do CDTI, na Espanha, e da Fapesp, no estado de São Paulo.

Cada proposta deverá ser preparada e submetida em conjunto por pesquisadores de uma empresa de qualquer porte da Espanha e uma pequena empresa (menos de 250 empregados) do estado de São Paulo.

As propostas devem ser apresentadas à Fapesp e ao CDTI conforme cronograma estabelecido na chamada.

Propostas submetidas à Fapesp deverão seguir as normas do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) – Fase 2. As propostas serão submetidas por meio do Serviço de Apoio à Gestão (SAGe).

A chamada está disponível aqui.

(Agência ABIPTI com informações da Agência Fapesp)