Capes financia projetos conjuntos com a Holanda em todas as áreas do conhecimento

Especial - NOvas

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital nº 27/2017, referente ao Programa Capes/Nuffic em parceria com a Holanda. O objetivo é selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com recursos de até R$ 50 mil por ano a cada projeto. Serão concedidas bolsas nas modalidades: doutorado sanduíche, pós-doutorado e graduação sanduíche. Os interessados poderão se inscrever até 15 de setembro.

Os proponentes precisam ter vínculo empregatício permanente junto a um programa de pós-graduação (PPG) em nível de doutorado, recomendado e reconhecido pela Capes, não podendo estar aposentado ou ter vínculo temporário; título de doutor; comprovar capacidade técnico-científica adequada para o desenvolvimento do projeto; apresentar equipe de trabalho brasileira com, no mínimo, dois pesquisadores doutores, além do coordenador, devendo estes possuir vínculos empregatícios permanentes com a instituição de origem.

Apesar do edital selecionar projetos em todas as áreas do conhecimento, há um especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Entre os benefícios previstos pelos programas estão: bolsas de estudo e auxilio deslocamento para estudantes brasileiros em missão de estudos; diárias e auxílio deslocamento para docentes doutores brasileiros em missão de trabalho; seguro-saúde; e recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil.

Para mais informações, acesse o edital completo aqui.

(Agência ABIPTI, com informações da Capes)