Inscrições abertas para projetos de ecoinovação no setor de agronegócios

C&T & Agro - BR

 

O “Camp de Ecoinovação Agrotech: Sustentabilidade para a Cadeia de Grãos” está com inscrições abertas a participantes de todo o país até este domingo (16). Pela iniciativa, startups e empreendedores interessados têm uma oportunidade inédita de apresentar ideias e propostas para dar soluções a problemas da cadeia de produção de grãos.

Serão selecionadas até 20 propostas inovadoras, divididas entre ideias de empreendedores e de startups, em operação ou tração. As propostas devem estar alinhadas à solução de problemas ou identificação de oportunidades que tragam melhorias socioambientais para a cadeia produtiva de grãos, tais como: redução de emissão de carbono, diminuição de perdas e ineficiências, gestão de resíduos, uso eficiente de energia, controle ou redução de defensivos químicos, eficiência no uso de recursos hídricos, conservação do solo e soluções colaborativas.

O primeiro lugar na categoria startups ganhará o direito de participar de uma feira com foco em sustentabilidade, em Paris, na França, em dezembro deste ano. Já a vencedora na categoria de ideias ganhará a participação na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), a ser realizada em outubro, em São Paulo (SP).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a ONU Meio Ambiente.

“Um dos pontos centrais é o desafio de aprender a conservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se investe na adoção de ideias inovadoras para agregar valor à cadeia que envolve todo o processo de produção de grãos. Como resultados, esperamos influenciar a redução do impacto ambiental e o aumento na competitividade brasileira nesse segmento”, destacou a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Todo o regulamento já está disponível e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio do Portal do Sebrae, neste link.

(Agência ABIPTI com informações do Sebrae)