Curso de elaboração de projetos é reconhecido como norteador para trabalhos futuros

C&T Gestão - Gestão

Com inscrições abertas para sua nova edição, o curso “Elaboração de projetos e captação de recursos financeiros em ciência, tecnologia e inovação: da teoria à prática”, realizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI), foi reconhecido como um norteador para trabalhos futuros.


A avaliação é de Isabela Barbirato, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia (CHTT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que integrou a última turma. Ela destacou o conteúdo teórico e a prática exercida ao longo do treinamento como diferenciais. “É um excelente curso. Além do conhecimento sobre todo o processo que envolve a submissão de projetos, ele foi enriquecedor por proporcionar um exercício prático, o qual serviu de modelo para futuros projetos da minha equipe de trabalho”, avaliou.


José Antonio Buffon, diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), também já participou do curso e recomenda. Segundo ele, o treinamento serviu de motivação para as organizações e parceiros da entidade, ao mostrar que muitas vezes os recursos disponibilizados pelos editais ou chamadas estão apenas a um passo deles, desde que se faça um projeto adequado. “O curso, além de bem ministrado, tem um conteúdo preciso, exato, que ajuda na construção de propostas”, comentou.


Com aulas presenciais e dinâmicas, a capacitação possibilita que empresários, empreendedores, analistas, pesquisadores e gestores de políticas públicas saibam como elaborar e gerir projetos direcionados para as principais agências de fomento e instituições de apoio financeiro à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


O treinamento acontecerá de 2 a 5 de maio, em Brasília (DF). As aulas são ministradas pelo instrutor Felix Andrade da Silva, economista e especialista em inovação tecnológica.


Para mais informações e cronograma completo, acesse aqui. As inscrições podem ser feitas neste link.


(Agência ABIPTI)