Polímero orgânico criado no Brasil absorve todo óleo vegetal ou mineral da água

C&T Inovação - BR

Substâcia tem aspecto espumoso e deixa água 100% limpa - Foto: Divulgação/ Fohm.LifeSubstâcia tem aspecto espumoso e deixa água 100% limpa - Foto: Divulgação/ Fohm.LifeO polímero orgânico Fohm.Life é considerado uma nova solução para problemas ambientais causados pela presença de óleo de origem vegetal ou mineral na água. A substância, uma espécie de espuma, foi totalmente desenvolvida no Brasil e absorve os hidrocarbonetos (óleos vegetais e minerais) contidos na água, que volta a ficar 100% limpa. O óleo pode, inclusive, ser retirado da espuma após ser absorvido para ser usado posteriormente.

A inovação é completamente biodegradável e tem a capacidade de ser usada também como adubo orgânico, e pode ser aplicado tanto em pequena escala, no âmbito doméstico, na retirada de óleo industrial descartado, quanto em grande escala, como em manchas de óleo no oceano.

Sua fórmula utiliza como base qualquer insumo orgânico que contenha açúcar ou óleo, podendo ser feito com material de descarte, solucionando problemas de produção e garantindo um custo baixo. A facilidade em obter material para sua composição possibilita o uso de insumos que sejam localmente abundantes, garantindo eficiência na logística e no preço, visando uma real sustentabilidade do produto.

O produto foi exibido em março, durante a sexta edição da Design Days Dubai, nos Emirados Árabes. Uma exposição foi montada para apresentar trabalhos de designers brasileiros que se utilizam de materiais alternativos e novas soluções sustentáveis e tecnológicas para a área.

Para ver como o polímero funciona, acesse aqui.

(Agência ABIPTI)