Ministro irlandês defende promoção da C&T para acelerar desenvolvimento

C&T Internacional - Internacional

Ministros de Brasil e Irlanda conversam sobre cenário de CT&I e possíveis cooperações - Foto: MCTICMinistros de Brasil e Irlanda conversam sobre cenário de CT&I e possíveis cooperações - Foto: MCTICEm visita ao Brasil nesta terça-feira (14), o ministro do Treinamento, Habilidade e Inovação da Irlanda, John Halligan, apresentou o modelo de promoção da ciência e tecnologia (C&T) como motor para o desenvolvimento do país. Na Irlanda, a iniciativa resultou num salto do Produto Interno Bruto (PIB) de 9,2 bilhões de euros em 1951 para 103,9 bilhões em 2003 – uma expansão de 4,7% ao ano, em média.

Em reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, Halligan afirmou que a combinação de investimentos em qualificação de mão-de-obra com baixos tributos tornou a Irlanda um país atrativo para empresas farmacêuticas e de tecnologia e software.

"O Brasil é um país que pode ser beneficiar muito do modelo irlandês, pois deixamos de ser um país pobre para ser altamente desenvolvido em apenas uma geração", disse o ministro irlandês, que convidou Kassab para uma visita aos centros de tecnologia irlandeses.

Para Kassab, o encontro foi o passo inicial de uma cooperação entre Brasil e Irlanda em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). "Vamos elaborar um documento para criar aproximação maior entre nossos países", disse.

"Sem dúvida, uma parceria com a Irlanda seria muito benéfica para esses campos em nosso país", acrescentou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata.

(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)